Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 23º

Bolsa texana pretende criar praça rival de Wall Street

A bolsa texana - Texas Stock Exchange (TXSE) - anunciou quarta-feira que tenciona lançar um mercado de valores, para concorrer com Wall Street, depois de conseguir apoios de entidades como os conglomerados financeiros BlackRock ou Citadel.

Bolsa texana pretende criar praça rival de Wall Street
Notícias ao Minuto

08:04 - 06/06/24 por Lusa

Mundo Bolsas

A TXSE anunciou que já conseguiu atrair 120 milhões de dólares de uma vintena de investidores e o apoio de "mais de uma dezena de investidores, incluindo algumas das maiores instituições financeiras do mundo, como BlackRock e Citadel Securities, bem como de líderes empresariais de todo o mundo".

A nova bolsa deve ser criada em 2025 e começar a funcionar em 2026.

Dallas, onde vai funcionar, é uma importante cidade para o setor bancário e também está muito ligada a Houston, capital da indústria petrolífera dos EUA.

"A TXSE vai ser totalmente eletrónica e uma bolsa nacional", que pretende estar citada na entidade reguladora (SEC, na sigla em Inglês) no final deste ano, explicaram os promotores, em comunicado.

O presidente executivo do Grupo TXSE, James Lee, assegurou que a nova empresa pretende aproveitar "a economia pujante do Texas e o seu sólido crescimento económico e populacional".

O Texas é sede de empresas como ExxonMobil, ConocoPhillips, American Airlines e Halliburton.

Outras empresas de relevo, como a Tesla ou a Charles Schwab, mudaram recentemente os seus centros de operações para o Texas, enquanto outras, como o Goldman Sachs ou o JPMorgan Chase aumentaram a sua presença neste Estado, que, contudo, continua atrás do da Califórnia, em termos de poder económico.

Leia Também: Bolsa de Tóquio fecha a ganhar 0,55%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório