O Estado-Maior Conjunto do Exército sul-coreano adiantou que retomará "imediatamente" as transmissões de propaganda na fronteira, caso Pyongyang realize mais ações "desprezíveis" contra Seul, e indicou que a responsabilidade dessa decisão depende "inteiramente" das autoridades norte-coreanas.
A Coreia do Sul anunciou o recomeço da transmissão de propaganda em altifalantes contra o regime norte-coreano na fronteira entre os dois países como resposta aos envios de balões cheios de lixo pelos norte-coreanos.
A decisão foi aprovada pelo Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul, no final de uma reunião de emergência, no domingo, com Seul a acrescentar que "a responsabilidade por qualquer escalada de tensão entre as duas Coreias recairá inteiramente sobre a Coreia do Norte".
As autoridades militares sul-coreanas também alertaram que o seu vizinho do norte poderá estar a instalar os mesmos dispositivos na fronteira, embora de momento não tenham feito quaisquer transmissões, segundo a agência de notícias Yonhap.
A Coreia do Norte enviou mais de 3.500 balões cheios de lixo e resíduos através da fronteira entre as duas Coreias.
Leia Também: Seul retoma emissão de propaganda com altifalantes na fronteira com Pyongyang