Os colegas de Saikouba Darboe, um jovem da Gâmbia que chegou a Las Palmas de Gran Canaria, em Espanha, a bordo de uma pequena embarcação improvisada, surpreenderam todos - incluindo Darboe - ao pagar-lhe a viagem de fim de ano que estão a organizar.
É que o jovem migrante comentou com um dos seus colegas, Luis Álvarez, que não conseguiria ir à viagem por não ter como financiar os custos, e o seu colega de turma do 12.º ano não gostou do que ouviu.
Segundo a Cadena SER, Luis partilhou a história com os pais e, então, decidiram colocar mãos à obra e vender rifas para financiar a viagem de Darboe.
"Em tempo recorde, conseguiram o dinheiro e na semana passada surpreenderam-no", disse Beatriz Gálvez, professora de espanhol na escola Jaime Balmes, acrescentando: "Saikouba não conseguia pronunciar muitas palavras e só conseguia dizer que se sentia amado e querido pela escola e pelos colegas".
"Pensavas que te íamos deixar ficar para trás?", questionaram os colegas do jovem da Gâmbia, quando lhe anunciaram a surpresa.
Darboe chegou às ilhas Canárias com o intuito de trabalhar e enviar dinheiro para a sua família, que continua no país africano. Aos 18 anos, sob um sistema de proteção para jovens migrantes, é estudante na escola Jaime Balmes, que tem um convénio para receber este tipo de estudantes.
Leia Também: Senegal interceta caiaque com 219 migrantes a bordo incluindo 25 menores