Em comunicado, o ECR anunciou que com a entrada de mais eurodeputados para esta família política, o grupo de direita radical está hoje representado por 83 eleitos, mais três dos que os eurodeputados do Renovar a Europa (incluindo os dois eleitos pela Iniciativa Liberal em Portugal).
No entanto, os resultados provisórios do PE, consultados hoje pela Lusa, atribuem 76 eurodeputados ao ECR.
Os quatro principais cargos da União Europeia (Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Conselho Europeu e Alto-Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança) estão a ser discutidos com nomes das três principais famílias políticas com base nos resultados das eleições europeias.
Ursula von der Leyen, do Partido Popular Europeu (PPE) e vencedor das eleições, para presidente da Comissão Europeia, Roberta Metsola (PPE) para o PE, António Costa pelos Socialistas e Democratas (S&D) para presidente do Conselho Europeu e a liberal Kaja Kallas para chefe da diplomacia europeia.
O ECR dá conta, no comunicado que divulgou, de um detalhe: a família política acolheu mais eurodeputados, mas não significa que os partidos que representam a nível nacional pertençam automaticamente ao ECR.
Leia Também: Costa adverte que UE não pode adiar reformas orçamental e institucional