Fim do conflito? Netanyahu exige controlo de zona fronteiriça com Egito

Os Estados Unidos manifestaram um "otimismo cauteloso" em relação às negociações que aconteceram em Doha, no Qatar, no âmbito do conflito no Médio Oriente.

Notícia

© Shaul GOLAN / POOL / AFP) (Photo by SHAUL GOLAN/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
11/07/2024 19:57 ‧ 11/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Israel/Palestina

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, exigiu que Telavive tivesse controlo da área de Gaza próxima da fronteira como o Egito para que haja uma suspensão do conflito com o Hamas.

 

De acordo com a agência France-Presse (AFP), o líder israelita não disse se este seria um controlo permanente ou apenas temporário, mas será a primeira vez que que Netanyahu insiste em ter o controlo das zonas fronteiriças de Gaza com o Egito.

O Corredor de Filadélfia é uma zona tampão de 14 quilómetros que está, atualmente, sob controlo de Israel, que quer o fim do contrabando de armas por esta via.

O líder israelita quer também, para além do controlo desta zona, o controlo da passagem de Rafah, por forma a impedir também que militantes do Hamas se reagrupem do Norte de Gaza. Netanyahu quererá ainda que o "máximo" de reféns sejam libertados.

O chefe de governo de Israel terá, de acordo com a AFP, garantido que a luta contra o grupo islamita Hamas ia continuar "com toda a força", apontando que era uma "missão sagrada" trazer os reféns feitos no ataque de 7 de Outubro.

Os Estados Unidos manifestaram, no entanto, um "otimismo cauteloso" em relação às conversações que aconteceram em Doha, no Qatar. A delegação seguiu depois deste país para o Cairo, no Egito.

Leia Também: Israel. Ministro da Defesa pede investigação sobre erros de 07 de outubro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas