Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Blinken conversa com conselheiro de Netanyahu sobre cessar-fogo em Gaza

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, falou hoje com Tzachi Hanegbi, conselheiro de Segurança Nacional do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre as negociações para alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Blinken conversa com conselheiro de Netanyahu sobre cessar-fogo em Gaza
Notícias ao Minuto

23:59 - 15/07/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller, indicou em conferência de imprensa que a reunião, realizada em Washington, contou também com a presença do ministro dos Assuntos Estratégicos israelita, Ron Dermer.

 

"Falaram sobre alguns dos pontos de discórdia que restam. Tal como o Presidente (dos Estados Unidos, Joe Biden) anunciou na semana passada, chegámos a entendimentos, mas ainda há uma série de questões a resolver", sublinhou.

Miller explicou ainda que têm falado em soluções para minimizar as diferenças entre as partes.

"Falaram sobre o dia seguinte ao conflito e sobre como estabelecer a governação e a segurança em Gaza", acrescentou.

O porta-voz da diplomacia norte-americana frisou também que o secretário de Estado colocou em cima da mesa "a necessidade de resolver questões logísticas que impedem a entrega da ajuda" a quem dela necessita no enclave palestiniano.

Outro dos temas discutidos foram as tensões entre Israel e o Líbano na fronteira, indicou.

O plano apresentado pelos Estados Unidos está dividido em três fases: a primeira propõe a troca de reféns por prisioneiros e um cessar-fogo de curta duração, enquanto a segunda prevê uma "cessação permanente das hostilidades" e a retirada total das forças militares israelitas. Gaza. A terceira e última fase inclui um plano de reconstrução plurianual.

A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque do grupo palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva militar na Faixa de Gaza que provocou mais de 38.600 mortos e a destruição de grande parte das infraestruturas do pequeno enclave palestiniano governado pelo Hamas desde 2007.

Leia Também: Em 9 dias, sexto ataque israelita contra escola causa 1 morto e 4 feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório