Um tribunal de Pontevedra condenou o Serviço Galego de Saúde (Sergas) a indemnizar um paciente com 35 mil euros por maus cuidados de saúde no posto de cuidados continuados de Silleda, onde, segundo a resolução, o diagnóstico da torção testicular sofrida pela pessoa afetada foi feito incorretamente.
Isto fez com que, dias depois, no hospital de Santiago, fosse necessário retirar um testículo necrótico.
Na sentença, que não é definitiva, o magistrado adverte que, na preparação da sentença, pôde verificar que, no sistema de saúde público galego, "parece que se estão a produzir repetidamente erros de diagnóstico nos centros de saúde relativamente a este tipo de enfermidade (torção testicular), com as mesmas consequências fatais que as do caso aqui em análise".
Neste sentido, apresenta "casos idênticos" aos analisados na sua resolução, sobre os quais o Tribunal Superior de Justiça da Galiza se pronunciou, condenando ou ratificando as penas de indemnização por negligência médica em cinco sentenças. Esta situação levou-o a aceitar enviar uma cópia da sentença à Agência Galega de Gestão da Saúde (ACIS), "para que esta proceda à revisão dos protocolos e à formação do pessoal dos centros de saúde para evitar ou reduzir estes erros de diagnóstico".
Leia Também: É possível que este seja o primeiro sintoma de cancro do testículo