Kamala Harris já garantiu a nomeação democrata para corrida à Casa Branca
A vice-presidente dos Estados Unidos já obteve os votos necessários dos delegados do Partido Democrata para ser nomeada a candidata à Casa Branca.
© Getty Images
Mundo EUA
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, obteve, esta sexta-feira, o número de votos suficientes dos delegados democratas para ser nomeada para candidata do partido à Casa Branca. O anúncio foi feito pelo líder do Comité Nacional do Partido Democrata dos Estados Unidos, Jaime Harrison.
"Sinto-me honrada por ser a presumível candidata democrata à presidência dos Estados Unidos", disse Harris, citada pela CNN Internacional.
"Aceitarei oficialmente a vossa nomeação na próxima semana, quando o período de votação virtual estiver encerrado. Mas já estou feliz por saber que temos delegados suficientes para garantir a nomeação e, no final deste mês, reunir-nos-emos em Chicago, unidos como um só partido, onde teremos a oportunidade de celebrar juntos este momento histórico", acrescentou.
I am honored to be the Democratic nominee for President of the United States. I will officially accept the nomination next week.
— Kamala Harris (@KamalaHarris) August 2, 2024
This campaign is about people coming together, fueled by love of country, to fight for the best of who we are.
Join us: https://t.co/abmve926Hz
A votação para confirmar a nomeação de Kamala Harris como candidata presidencial do partido começou na quinta-feira com a chamada dos delegados.
Após a desistência do presidente democrata, Joe Biden, e de nenhum outro potencial candidato ter aparecido até ao fim do prazo, 30 de julho, Kamala Harris era agora a única candidata que podia receber votos válidos dos quase 4.700 delegados.
A votação está a decorrer através de boletins eletrónicos até às 18h00 (23h00 em Lisboa) de segunda-feira. Se os delegados votarem noutro nome que não o de Harris, o voto contará como "presente".
O Comité Nacional do Partido Democrata descreve o processo iniciado hoje como uma "chamada virtual". Em nomeações anteriores, esta era feita no chão da convenção nacional, com os delegados a responderem de viva voz.
A opção virtual deste ano deve-se ao prazo imposto pelo estado do Ohio para colocar o nome do candidato democrata nos boletins de voto, 7 de agosto, sendo que a convenção só vai arrancar a 19 deste mês. Esta "chamada virtual" já estava prevista para Joe Biden, não se devendo às circunstâncias inéditas da nomeação de Harris.
Durante a convenção do partido em Chicago, que decorrerá de 19 a 22 de agosto, haverá uma chamada cerimoniosa para assinalar a nomeação, emulando o estilo festivo de nomeações anteriores.
[Notícia atualizada às 18h43]
Leia Também: Harris diz que angariou duas vezes mais dinheiro do que Trump
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com