Um falsificador, suspeito de ter imprimido notas falsas no valor de 11 milhões de euros, foi detido na cidade italiana de Nápoles, no passado dia 14 de agosto.
Segundo anunciou, esta segunda-feira, a Europol, as autoridades desmantelaram a sua sofisticada gráfica de falsificação e apreenderam quase 3 milhões de euros em notas falsas de alta qualidade.
"Além disso, acredita-se que o falsificador detido seja responsável por mais de 27% de todas as notas de euro falsas descobertas e retiradas de circulação só em 2023", indicou a Europol.
Até ao dia da ação, "as autoridades de toda a Europa apreenderam notas falsas de várias denominações (sobretudo de 20, 50 e 100 euros) no valor de cerca de 950.000 euros antes de entrarem em circulação, todas elas atribuíveis ao mesmo produtor". O "valor facial total destas notas está estimado em cerca de 8 milhões de euros".
A detenção foi levada a cabo pela polícia italiana e a polícia francesa também esteve envolvida, uma vez que grande parte das notas falsas circularam em França.
Pode ver as imagens desta operação na fotogaleria acima.
Leia Também: Criança foi esfaqueada 11 vezes. O que se sabe sobre o ataque em Espanha