O homem mais velho do mundo comemora esta segunda-feira o seu 112.º aniversário.
John Tinniswood nasceu em Liverpool no dia 26 de agosto de 1912, ano em que o Titanic se afundou, revela a imprensa britânica.
Em abril, tornou-se o homem vivo mais velho do mundo, após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez, de 114 anos.
O segredo para a sua longevidade? O centenário, que vive num lar de idosos em Southport e é um assumido adepto do Liverpool, atribuiu tudo à "pura sorte".
"Não me lembro de nenhum segredo especial que tenha. Eu era bastante ativo quando era jovem, fazia muitas caminhadas. Se isso teve alguma coisa a ver com o facto, não sei. Mas, para mim, não sou diferente de ninguém. Não faço ideia porque vivi tanto tempo", afirmou John, citado pela Sky News.
Segundo o Guiness World Records, come peixe com batatas fritas todas as sextas-feiras, ainda "consegue realizar a maioria das tarefas diárias de forma independente: levanta-se da cama sem ajuda, ouve rádio para acompanhar as notícias e ainda administra as suas próprias finanças" e é "um grande tagarela".
O idoso trabalhou em contabilidade nas petrolíferas Shell e BP até se reformar, em 1972. Mas antes, passou pelas duas guerras mundiais. No brotar da segunda, e apesar de ter problemas de visão, o centenário, na altura com 27 anos, ocupou uma posição administrativa no Exército, o que faz de si o veterano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial mais velho do mundo.
John conheceu a sua esposa, Blodwen, num baile em Liverpool. Uma das suas melhores recordações é o seu casamento, em 1942, um ano antes de ter a sua filha, Susan. O casal viveu 44 anos juntos, até à morte de Blodwen, em 1986. O homem tem, agora, quatro netos e três bisnetos.
Leia Também: Homem mais velho do mundo é inglês e tem 111 anos. Segredo? "Pura sorte"