Keir Starmer, atual primeiro-ministro do Reino Unido, ordenou a retirada de um quadro com o retrato de Margaret Thatcher da sua residência oficial em Downing Street.
A decisão terá sido tomada semanas depois de Keir Starmer ter chegado ao nº 10, de acordo com o biógrafo do novo primeiro-ministro.
Tom Baldwin disse acreditar que o quadro de Margaret Thatcher, que foi primeira-ministra conservadora de 1979 a 1990, está agora pendurado noutra parte do edifício.
A mudança irritou alguns conservadores, noticia a BBC.
“56 dias no cargo e [Sir Keir] parece estar a passar mais tempo a remover retratos de grandes e fortes líderes femininas conservadoras, em vez de continuar a fazer o trabalho forte do governo”, criticou, por exemplo, antiga ministra do Interior, Priti Patel.
O quadro em causa, da autoria de Richard Stone, retrata Margaret Thatcher logo após a Guerra das Malvinas, em 1982, e encontrava-se no seu antigo gabinete do nº 10, conhecido oficialmente como a Sala Thatcher.
Outro consideraram tratar-se de um "desrespeito pela história" do país e há quem afirme mesmo que o primeiro-ministro está mais preocupado em "ofuscar uma pessoa que foi marcante para o desenvolvimento do país, ao invés de estar empenhado em ter um papel igual.
Leia Também: Paris e Londres firmam acordo pela cooperação contra imigração ilegal