Meteorologia

  • 02 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 24º

Médio Oriente. Exército libanês anuncia breve incursão israelita

O exército libanês anunciou hoje uma breve incursão do exército israelita no sul do Líbano em dois pontos da linha de fronteira.

Médio Oriente. Exército libanês anuncia breve incursão israelita
Notícias ao Minuto

02/10/24 12:36 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Uma força inimiga israelita atravessou a Linha Azul [que separa os dois países] numa distância de cerca de 400 metros em território libanês", disse o exército do Líbano, citado pela agência francesa AFP.

 

A força israelita entrou "nas zonas de Harba Yaron e Bawaba al Eddessa, e retirou-se após um curto período de tempo", acrescentou o exército nas redes sociais, também citado pela agência espanhola EFE.

Alguns minutos antes, o grupo xiita libanês Hezbollah disse que estava em confronto com soldados israelitas que se tinham infiltrado na cidade de Maron al-Ras, perto da linha divisória comum.

"A Resistência Islâmica está envolvida em confrontos com soldados inimigos israelitas que se infiltraram na cidade de Maron al-Ras a partir do leste e infligiram-lhe várias perdas", declarou o grupo armado em comunicado.

Foi a primeira vez que o Hezbollah anunciou que estava a combater soldados israelitas em território libanês, segundo a EFE.

O jornal libanês L'Orient-Le Jour disse ser a primeira vez que o exército do Líbano faz uma declaração deste género desde que Israel anunciou a mobilização ao longo da fronteira e a realização de operações terrestres.

Segundo o jornal libanês, as duas localidades citadas pelo exército são praticamente idênticas àquelas onde o Hezbollah anunciou que estava a lutar com soldados israelitas.

Israel anunciou na segunda-feira o início de uma série de "incursões terrestres limitadas, localizadas e direcionadas" contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano.

Desconhece-se o âmbito real e o nível de potenciais confrontos diretos, segundo a EFE.

O Hezbollah também reivindicou a responsabilidade por mais de uma dúzia de ataques com foguetes, mísseis ou artilharia contra posições do exército israelita em diferentes partes do norte de Israel, bem como em áreas a norte da cidade de Haifa.

Israel afirma já ter acedido a alvos e túneis xiitas em incursões realizadas no ano passado e que foram negadas pelo Hezbollah.

A ofensiva terrestre de Israel ocorre após dez dias de pesados bombardeamentos aéreos no sul e leste do Líbano e nos subúrbios do sul de Beirute, os principais redutos do Hezbollah no Líbano.

Os bombardeamentos mataram dirigentes do Hezbollah, incluindo o chefe máximo da organização apoiada pelo Irão, Hassan Nasrallah.

Leia Também: Espanha vai retirar espanhóis do Líbano em aviões militares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório