Meteorologia

  • 02 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 24º

Moedas usadas há mais de mil anos por vikings encontradas na Ilha de Man

Foram encontradas 36 moedas cunhadas durante o reinado de Eduardo, o Confessor, um dos últimos reis anglo-saxónicos a governar Inglaterra, entre 1042 e 1066.

Notícias ao Minuto

02/10/24 14:17 ‧ Há 3 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Vikings

John Crowe e David O'Hare, dois britânicos que se dedicam a encontrar objetivos com detetores de metais, descobriram várias moedas de prata com cerca de mil anos, na Ilha de Man. Segundo a agência de notícias Reuters, as moedas foram usadas por vikings que circulavam através de Inglaterra e da Irlanda.

 

No total, foram encontradas 36 moedas cunhadas durante o reinado de Eduardo, o Confessor, um dos últimos reis anglo-saxónicos a governar Inglaterra, entre 1042 e 1066. No entanto, dois governantes anteriores - o pai de Eduardo, Aethelred, e o rei viking Cnut - também estão representados nas moedas.

As moedas foram encontradas em maio e foram depois estudadas pela investigadora norte-americana Kristin Bornholdt Collins, especialista em moedas da era viking da Ilha de Man.

"Este novo espólio pode ser comparado a uma carteira que contém todos os tipos de cartões de crédito, notas e moedas, talvez de diferentes nacionalidades, como quando nos preparamos para viajar para o estrangeiro, e mostra a variedade de moedas disponíveis para um comerciante do Mar da Irlanda ou habitantes de Man neste período", disse Collins, acrescentando que "é muito invulgar dispor de tanto material comparativo, com datas tão próximas, proveniente de achados separados".

Na segunda-feira, as autoridades da Ilha de Man, um território autónomo sob soberania britânica, declararam as moedas descobertas como um tesouro, que será exibido no Museu Manx, em Douglas, até 13 de outubro.

Leia Também: Arqueólogos encontram 50 esqueletos viking "completamente preservados"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório