Uma caricata participação marcou os últimos quilómetros da meia maratona anual de Terra Nova e Labrador, no Canadá, acabando por ganhar, para além de uma medalha, o coração dos presentes e dos habitantes.
Trata-se de Mr. Joshua, um bode local que, perante a agitação que o evento causou, decidiu juntar-se à corrida nos seus últimos cinco quilómetros, conforme conta a plataforma Good News Network.
O animal é de uma loja chamada Taylor's Pumpkin Patch, pela qual o percurso da corrida tinha previsto passar. Quando os atletas chegaram a este ponto, Mr. Joshua decidiu juntar-se à 'festa'. "Quando os corredores passaram, ele disse: 'Bom, não vou ficar aqui'", brincou o autarca local Darrin Bent, citado pela CBC News.
"Rapidamente colocámos-lhe uma medalha à volta do pescoço e tornou-se numa estrela. A maior parte das pessoas que efetivamente completaram a meia maratona quis tirar uma fotografia com Joshua", acrescentou.
O bode teve, ainda, direito a uma receção durante uma reunião pública do governo local, como "convidado de honra". "Joshua e os seus donos foram agraciados com medalhas honorárias pela sua participação inesperada, mas entusiástica", lê-se numa publicação nas redes sociais.
O feito mereceu mesmo uma mensagem do primeiro-ministro do governo da província de Terra Nova e Labrador, no Facebook.
"Parabéns ao Joshua, um dos mais novos concorrentes da maratona da nossa província! Depois de se libertar e participar numa meia maratona, correu cinco quilómetros e ainda ganhou uma medalha na meta. Apenas mais um dia na Terra Nova e Labrador, onde até os nossos bodes têm espírito competitivo", disse.
Leia Também: "Surreal". Corre 1.272 km em 17 dias para angariar fundos para a caridade