Milhares de austríacos manifestaram-se em Viena, na noite de quinta-feira, para apelar aos partidos políticos a não formarem um governo de coligação com o Partido da Liberdade (FPÖ), de extrema-direita, após ter vencido as eleições legislativas de domingo.
O partido obteve 29% dos votos, subindo quase 13 pontos percentuais em relação ao resultado nas legislativas de 2019. Trata-se da primeira vitória de um partido de extrema-direita numa eleição nacional europeia desde a Segunda Guerra Mundial.
No entanto, o FPÖ terá de formar uma coligação para liderar um governo. Até ao momento, apenas o conservador Partido Popular (OVP) deixou a porta aberta a uma aliança, mas há um senão: o líder do partido de extrema-direita, Herbert Kickl, não poderá fazer parte do executivo.
Face a esta posição, milhares de austríacos reuniram-se em frente à Universidade de Viena e marcharam em direção ao parlamento, com bandeiras arco-íris e faixas com slogans como ‘Proteja a democracia’, segundo a agência de notícias Reuters.
A manifestação aconteceu um dia antes do presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, se reunir com os líderes dos partidos com assento parlamentar, a começar por Kickl.
Pode ver imagens do protesto na galeria acima.
Leia Também: Extrema-direita venceu eleições e austríacos protestaram. "Kickl é nazi"