O antigo governador do estado norte-americano de Nova Iorque, David Paterson, e o seu enteado foram agredidos durante um passeio noturno, numa rua de Manhattan, na noite de sexta-feira. De acordo com as autoridades locais, ambos sofreram ferimentos ligeiros.
O incidente ocorreu quando o ex-governador democrata, de 70 anos, e o enteado, de 20 anos, estavam a passear numa rua em Upper East Side, pelas 20h30 locais, e foram atacados.
Dois adolescentes, de 12 e 13 anos, já foram detidos devido à agressão, mas a polícia acredita que o crime envolveu um total de cinco agressores - quatro homens e uma mulher.
Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), as duas vítimas foram transportadas para o hospital com ferimentos ligeiros no rosto e tiveram alta na manhã de sábado. Paterson, que é legalmente cego, também sofreu ferimentos no corpo.
Já em conferência de imprensa, o ex-governador descreveu o incidente e explicou que foi "esmurrado na cara algumas vezes" e que o enteado, Anthony Chester Sliwa, precisou de cinco pontos no lábio.
Segundo o antigo governador, citado pela NBC New York, Sliwa estava a passear o cão quando reparou num grupo de adolescentes a subir a escada de incêndio de um edifício. "Esta tem sido uma forma de as pessoas terem acesso ao edifício para o vandalizarem ou roubarem", explicou, acrescentando que o enteado chamou a atenção dos jovens.
Paterson juntou-se ao seu enteado para um passeio menos de uma hora depois, e foi aí que se cruzaram com o mesmo grupo de adolescentes. Mas desta vez, disse Paterson, os adolescentes tinham apoio, que incluía dois adultos. "Uma mulher deu os primeiros socos na luta e outro adulto foi a segunda pessoa a dar socos", recordou.
Os dois adolescentes ter-se-ão entregado às autoridades e foram detidos sob a acusação de agressão e associação criminosa. "O governador Paterson e a sua família estão satisfeitos por ver que os suspeitos se entregaram. Esperamos que os jovens envolvidos aprendam alguma coisa com este infeliz encontro", afirmou o porta-voz do democrata num comunicado divulgado este domingo.
Paterson foi governador de 2008 a 2010, assumindo o cargo depois de o governador Eliot Spitzer se ter demitido devido a um escândalo de prostituição. Foi o primeiro governador negro do estado de Nova Iorque.
Leia Também: EUA vão continuar a "pressionar Israel" para cessar-fogo