A ursa Grazer venceu, pelo segundo ano consecutivo, o concurso anual da Semana do Urso Gordo, do Alasca, nos Estados Unidos.
Concorrendo com o número 128, Grazer é uma ursa castanha que protagonizou uma história digna de filme de Hollywood na edição deste ano do popular concurso, que é transmitido integralmente através da Internet desde o Parque Nacional de Katmai, com recurso a várias câmaras instaladas no parque.
Em segundo lugar ficou o urso Chunk, que matou a cria de Grazer ainda no verão, espoletando uma onda de compaixão com a mãe ursa, que conquistou mais 40 mil votos que o seu concorrente direto. O dramático acontecimento - captado pelas câmaras - deu-se junto à cascata de um rio, onde a ursa caçava salmão. A cria escorregou, caiu e Chunk matou-a, após uma breve luta com Grazer.
A morte da cria da ursa não foi, no entanto, a única a marcar esta edição do concurso. Na semana passada, a ursa 402 foi morta por um urso castanho no dia em que estava previsto o anúncio dos resultados daquela jornada.
Uma outra cria de Grazer, oriunda da sua terceira ninhada, ficou em segundo lugar na Semana do Urso Gordo Junior.
A competição colocou frente a frente 12 ursos residentes neste parque natural norte-americano, nos quais as pessoas podiam votar, tendo como critério aqueles que pareciam melhor preparados para o inverno que está a chegar. Chunk, por exemplo, conseguiu comer 42 salmões em apenas 10 horas, resultando no seu "sucesso físico", como diz a organização.
Leia Também: Ursos do Alasca preparam-se para competir pelo título de 'mais gordo'