A ativista sueca Greta Thunberg participou, esta sexta-feira, numa manifestação pela Palestina e pelo clima, em Milão, Itália, dias após ter sido detida num protesto em Bruxelas, na Bélgica.
Segundo conta a imprensa italiana, Greta juntou-se às cerca de mil pessoas, sobretudo adolescentes, que fizeram uma marcha pacífica pela capital da Lombardia, organizada pelo movimento climático Fridays for Future.
"Os palestinianos viveram durante décadas sob a opressão de um regime de apartheid e, apesar de estarem a sofrer um genocídio filmado ao vivo, o mundo mais uma vez abandonou a Palestina", afirmou Greta Thunberg, de 21 anos, num discurso, enquanto vestia um, keffiyeh, o lenço tradicional que simboliza a luta dos palestinos contra Israel.
No discurso, a ativista fez uma comparação entre o aquecimento global e a indústria de armamento, sublinhando, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP), que "a luta pela justiça climática é uma luta contra a indústria dos combustíveis fósseis, mas também contra as indústrias de armamento e a sobre-exploração dos recursos naturais".
A participação de Greta Thunberg nesta manifestação aconteceu menos de uma semana após ter sido detida, no sábado, em Bruxelas, por bloquear uma estrada durante um protesto contra os subsídios fósseis.
Pode ver, na galeria acima, imagens da manifestação desta sexta-feira em Milão.
Leia Também: Greta Thunberg detida durante protesto em Bruxelas. Eis as imagens