AO MINUTO: Roubos durante buscas; "Dezenas e dezenas" de desaparecidos
Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a tempestade que assola Espanha.
Notícias ao Minuto | 07:57 - 31/10/2024© Getty Images
Ao Minuto Mundo Espanha
O fenómeno meteorológico conhecido como DANA continua a assolar várias regiões de Espanha, esta sexta-feira.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, garantiu, na quinta-feira, que a Comunidade Valenciana terá toda a colaboração "por terra, mar e ar" durante o tempo necessário.
Ao final do dia de ontem, o governo anunciou o envio de mais 500 efetivos da Unidade Militar de Emergências, especializada em resposta a situações de catástrofe. Com este reforço, serão cerca de 1.700 os militares desta unidade já enviados para o terreno, que se juntam a mais de 2.000 polícias nacionais e guardas civis.
O Governo espanhol somou hoje 500 militares aos 1.200 que desde terça-feira estão nas áreas devastadas pelo mau tempo na Comunidade Valenciana, onde dezenas de pessoas continuam desaparecidas e há problemas de abastecimento de água e alimentos.
Segundo a ministra da Defesa, Margarita Robles, há mais 500 militares no terreno desde as 08h00 de hoje (07h00 em Lisboa) e nos próximos dias serão incorporados mais elementos das Forças Armadas, "todos os necessários".
"Estamos a trazê-los de toda a Espanha", afirmou, em declarações à televisão pública espanhola (TVE).
Ya están llegando a las zonas afectadas los 500 militares que se suman a los 1200 que ya estaban trabajando en ayudar a los afectados por la DANA. La ministra Robles insiste: habrá todos los medios que sean necesarios, el tiempo necesario pic.twitter.com/TtgDB2CL5Z
— Ministerio Defensa (@Defensagob) November 1, 202
Registam-se, até ao momento, pelo menos 158 vítimas mortais devido à passagem da DANA em Espanha. Contudo, o número elevado de desaparecidos levou as autoridades a advertir que o número de mortos poderá aumentar nas próximas horas.
"Ainda há muitos corpos por encontrar", disse uma fonte ligada às operações de busca ao ABC.
O Ministério Público pediu que as mais de 40 pessoas detidas pela Policía Nacional por suspeitas de furto fiquem sujeitas a prisão preventiva, tendo em conta a natureza "moral e penalmente intolerável" dos crimes, noticiou o ABC.
A Comunidade Valenciana autorizou que as instalações do centro de exposições Feria Valencia sejam utilizadas como morgue "de forma imediata", noticiou a Europa Press.
A decisão foi tomada para que os corpos das vítimas mortais possam ser conservados e entregues às agências funerárias, de acordo com o mesmo meio.
Valência acordou há 48 horas com as primeiras notícias e imagens da destruição e do caos nas estradas causados pelo mau tempo, um cenário que ainda se mantém em várias pontos da província e nos acessos à própria cidade.
Numa das circulares de Valência, a V-31, ao final da tarde e início da noite de terça-feira, centenas de pessoas ficaram presas dentro de carros arrastados pelas águas quando regressavam a casa do trabalho.
Já estavam ali quando os telemóveis soaram com a mensagem da proteção civil a avisar da tempestade e o alerta chegou tarde demais. Várias das mais de 150 mortes já confirmadas pelas autoridades, na Comunidade Valenciana, no leste de Espanha, ocorreram nesta estrada, que tem várias faixas em cada sentido.
O mau tempo que atinge a Comunidade da Andaluzia desde segunda-feira já causou 1.677 incidentes e as previsões para hoje pioraram na província de Huelva, que passou a alerta laranja devido às condições meteorológicas adversas.
O conselheiro da presidência da Junta da Andaluzia, Antonio Sanz, alertou na quinta-feira à noite que a mudança do nível amarelo para laranja na província de Huelva é um "agravamento importante".
Bom dia. Retomamos o acompanhamento AO MINUTO sobre a tempestade que está a assolar Espanha desde terça-feira. Poderá aceder ao registo anterior abaixo:
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com