PR angolano visita África do Sul em dezembro com novos acordos em vista
O Presidente angolano deve visitar em dezembro a África do Sul, a convite do seu homólogo, Cyril Ramaphosa, disse hoje o ministro das Relações Internacionais e Cooperação sul-africano, Ronald Lamola, à saída de uma audiência com João Lourenço.
© Wikimedia Commons
Mundo Angola
O encontro no Palácio Presidencial, em Luanda, serviu para abordar pormenores desta visita e aspetos ligados ao reforço das relações bilaterais, segundo o diplomata sul-africano, citado numa publicação divulgada na página de Facebook da presidência angolana.
O ministro sul-africano manteve também com o seu homólogo Téte António, uma sessão de consultas públicas centrada na consolidação dos laços bilaterais e "exploração de questões de interesse comum", de acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores.
Este diálogo está também integrado na preparação da visita durante a qual se espera a formalização de novos acordos que possam refletir as atuais necessidades de comércio e investimento entre os dois países e intensificação de áreas específicas de cooperação.
Téte António "mencionou a intenção de Angola em aprimorar o seu quadro legal para atrair investimento estrangeiro" e apontou o potencial do setor da produção da energia elétrica como uma área estratégica de cooperação entre os dois países, refere o ministério.
O setor mineiro e agricultura são outros domínios prioritários para a cooperação bilateral entre Angola e a África do Sul.
Os diplomatas abordaram também o conflito no leste da República Democrática do Congo, considerado "um tema de alta prioridade" para ambas os países, membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e falaram sobre as eleições gerais, com Téte António a enaltecer o processo da consolidação da democracia na região.
"Com vista a garantir a reativação do Mecanismo Tripartido entre Angola, África do Sul e a República Democrática do Congo, questões associadas à revisão e a assinatura deste Memorando, também mereceram atenção durante o encontro", salienta o ministério.
As delegações abordaram ainda temas relacionados com a próxima presidência de Angola na União Africana, questões relacionados com os blocos internacionais BRICS (grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) e G20 (grupo das maiores economias do mundo), cuja presidência será assumida pela África do Sul em 2025.
A reforma do Conselho de Segurança da ONU, bem como apoio recíproco às candidaturas dos países em organizações internacionais foram também objeto de debate.
"Angola manifestou apoio a essas iniciativas, reforçando a importância de um maior protagonismo africano nos fóruns internacionais", destaca-se no comunicado.
Angola e a África do Sul comprometeram-se a manter uma relação de parceria estratégica e a fortalecer os mecanismos de monitorização dos acordos firmados, bem como a realizar uma Comissão Bi-nacional para acompanhar a implementação e assinatura dos acordos em negociação.
Leia Também: Angola vai olhar para o mercado japonês em busca de financiamento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com