"Aprecio o compromisso de Trump com o princípio da 'paz através da força' nos assuntos internacionais. (...) Espero que possamos pôr isto em ação em conjunto",disse o líder ucraniano numa mensagem divulgada na rede social X. Donald Trump, 78 anos, já reivindicou a vitória nas eleições de terça-feira, embora os resultados finais ainda não tenham sido confirmados.
Segundo projeções dos 'media' norte-americanos, Trump está a três votos eleitorais dos 270 necessários para regressar à Casa Branca (presidência=.
Zelensky recordou "a longa conversa" que teve com Trump em Nova Iorque, em setembro, quando os dois falaram pessoalmente pela primeira vez desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, sobre as relações bilaterais, o chamado Plano de Vitória de Zelensky e os caminhos possíveis para a paz.
O líder ucraniano disse ainda esperar que os resultados eleitorais tragam "uma era de uma América forte sob a determinação da liderança de Trump".
"Contamos com o apoio contínuo de ambos os partidos (Republicano e Democrata) à Ucrânia", acrescentou Zelensky.
Congratulations to @realDonaldTrump on his impressive election victory!
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 6, 2024
I recall our great meeting with President Trump back in September, when we discussed in detail the Ukraine-U.S. strategic partnership, the Victory Plan, and ways to put an end to Russian aggression against…
O presidente ucraniano disse ainda que o seu Governo procurará "desenvolver uma cooperação política e económica que beneficie tanto os EUA como a Ucrânia".
"Como uma das grandes potências militares da Europa, a Ucrânia está empenhada em garantir a paz e a segurança duradouras na Europa e na comunidade transatlântica com o apoio dos aliados", escreveu Zelensky.
O presidente ucraniano terminou a sua mensagem expressando o desejo de felicitar Trump "pessoalmente".
Leia Também: Zelensky confirma "primeiros combates" com soldados norte-coreanos