Agência de meteorologia espanhola prevê nova DANA a partir de terça-feira
A chuva deverá perder intensidade a partir de sábado, dia 16 de novembro, "embora a incerteza quanto à evolução do episódio seja muito elevada".
© Getty Images
Mundo Espanha
A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet, na sigla em espanhol) previu, este domingo, que um novo fenómeno conhecido como DANA atinja o território continental do país – incluindo a Comunidade Valenciana – e as Ilhas Balneares a partir de terça-feira. Ainda assim, há “uma grande incerteza” no que diz respeito “à distribuição e à quantidade de precipitação”.
“Após alguns dias de estabilidade, prevê-se que uma massa de ar frio se desloque do norte da Europa para sudoeste nos próximos dias, atingindo a Península e as Ilhas Baleares a partir de terça-feira e produzindo uma descida generalizada das temperaturas. É provável que acabe por se isolar como uma DANA ou uma tempestade de frio na zona mediterrânica ou sul peninsular a partir de quarta-feira, permanecendo no nosso território até sábado”, lê-se, num comunicado emitido este domingo.
O instituto adiantou que este “aumento da instabilidade” deverá ser “acompanhado pela entrada de um fluxo húmido mediterrânico vindo de leste, pelo que é provável que produza precipitação forte e persistente em zonas das Baleares e da vertente mediterrânica”.
“Existe uma grande incerteza quanto à posição da baixa e, por conseguinte, quanto à distribuição e à quantidade de precipitação”, ressalvou.
A Aemet detalhou que, neste momento, “o cenário mais provável” é que as chuvas comecem na terça-feira, no sul do arquipélago das Baleares, “sem excluir outras partes da costa mediterrânica”.
“É também provável que ocorra no Mar Cantábrico e a norte dos Pirinéus, com neve nas zonas de montanha”, acrescentou.
Já a partir de quarta-feira, o instituto disse ser expectável “que a precipitação se estenda a uma grande parte da Península, sob a forma de neve nas cadeias montanhosas, embora as altitudes aumentem gradualmente”.
“Dentro da incerteza, neste momento prevê-se que [a chuva] seja mais intensa e persistente em partes das Ilhas Baleares e da vertente mediterrânica, especialmente a norte do Cabo La Nao e, mais tarde, no norte da Comunidade Valenciana e nas costas e zonas pré-costeiras da Catalunha”, bem como na costa mediterrânica da Andaluzia, ainda que “com menor probabilidade”.
De qualquer modo, a Aemet sublinhou que, “nestas zonas, poderão acumular-se cerca de 80-100 mm durante o evento, podendo mesmo ultrapassar localmente os 200 mm” de precipitação.
“Não se exclui a possibilidade de ocorrência de precipitação forte e persistente também em Múrcia, no Mar Cantábrico e no centro de Espanha”, ressalvou.
A chuva deverá perder intensidade a partir de sábado, dia 16 de novembro, “embora a incerteza quanto à evolução do episódio seja muito elevada”.
Recorde-se que pelo menos 223 pessoas morreram nas inundações de 29 de outubro e as autoridades têm registo de 50 pessoas desaparecidas, segundo os balanços oficiais mais recentes.
O governo de Espanha declarou na terça-feira "zona de catástrofe" a região de Valência e aprovou um primeiro pacote de 10.600 milhões de euros em ajudas às populações e empresas afetadas pelas inundações.
Espanha já iniciou também os procedimentos para ativar o fundo de solidariedade da União Europeia e pediu a aprovação urgente no Parlamento Europeu de uma alteração aos regulamentos dos fundos de coesão, para os poder reprogramar e destinar à zona afetada pelas inundações, por estar em causa um desastre natural.
Leia Também: Governo valenciano 'debaixo de fogo' por falhas e atrasos durante DANA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com