Três mortos e 32 hospitalizados após consumirem guisado de tartaruga

A maioria dos residentes hospitalizados já teve alta, enquanto as três vitimas que morreram foram imediatamente enterradas, tal como manda a tradição local.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/12/2024 10:24 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Filipinas

Pelo menos três pessoas morreram e outras 32 foram hospitalizadas depois de terem comido um guisado de tartaruga, na semana passada, numa cidade costeira da província de Maguindanao del Norte, nas Filipinas.

 

Dezenas de indígenas da etnia Teduray manifestaram sintomas como diarreia, vómitos e espasmos abdominais, de acordo com a BBC.

Alguns dos cães, gatos e galinhas que foram alimentados com a carne do animal também morreram, segundo disse a funcionária local Irene Dillo à BBC, que adiantou que as autoridades estão a investigar.

Ainda que seja ilegal caçar ou consumir tartarugas ao abrigo das leis de proteção ambiental das Filipinas, estes animais continuam a ser consumidos enquanto iguaria tradicional em algumas comunidades. Contudo, as tartarugas que consomem algas contaminadas podem ser tóxicas quando cozinhadas e ingeridas.

O animal foi cozinhado como parte de um adobo, um prato filipino à base de carne e legumes estufados em vinagre e molho de soja.

A maioria dos residentes hospitalizados já teve alta, enquanto as três vitimas que morreram foram imediatamente enterradas, tal como manda a tradição local.

A maioria das espécies de tartarugas está classificada como ameaçada de extinção e é ilegal colecionar, ferir ou matar qualquer uma delas nas Filipinas. No entanto, as tartarugas marinhas são caçadas em algumas culturas pela carne e ovos, que se acredita terem propriedades medicinais.

Leia Também: Dezenas de lémures e 900 tartarugas devolvidos a Madagáscar após apreensão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas