Bonecas Reborn. Mais que uma loucura, 'falsos bebés' são uma terapia

Há quem tenha encontrado nestas bonecas uma forma de alegria.

Notícia

© Getty Images/Sina Schuldt/picture alliance

Notícias ao Minuto
05/12/2024 10:43 ‧ 05/12/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Bonecas

Valência vai ser palco, este fim de semana, de uma feira particular, que leva centenas de pessoas de toda o mundo até à cidade no sul de Espanha. Os protagonistas são bonecas, mas não são umas quaisquer.

 

Tratam-se das bonecas 'Reborn', que parecem verdadeiros bebés recém-nascidos.

Os valores oscilam entre as centenas e milhares de euros e, mais do que um negócio, estes bebés têm mudado a vida de muitas pessoas.

Segundo recorda o ABC, os Reborn nasceram na década de 90 nos EUA e assemelham-se de forma desconcertante a um bebé de carne e osso. Há quem os compre por gosto, para fazer coleção e há ainda os que viram nestes bonecos uma forma de terapia.

É o caso da londrina Amanda. Em 2017, quando lutava contra uma depressão, descobriu que uma das coisas que mais a animava e a deixava feliz, era quando pegava ao colo o filho de uma amiga ou interagia com o seu animal de estimação. "Não possuía a estabilidade emocional necessária para ter um filho ou um animal, mas lembrei-me de uma notícia que tinha lido sobre as Reborn", refere.

Amanda comprou uma destas bonecas, a que deu o nome de A.J. e  que trata como um filho. "Agora tenho alguém de quem cuidar e com quem falar", partilha. Desde que A.J. este entrou na sua vida, Amanda deixou de sofrer ataques de pânico. E embora muitos tenham estranhado inicialmente a relação que tem com o boneco, acabaram por reconhecer o bem que este lhe faz.

O ABC falou com uma psicóloga para perceber se esta relação é saudável, defendendo esta que, desde que a pessoa não confunda a realidade com o imaginário, não há problema nenhum, sobretudo se há sinais de que a presença deste 'bebé falso' traz melhoria às vidas das pessoas.

Em França por exemplo, estas bonecas são usadas em lares com doentes de Alzheimer. Referem os cuidadores que os pacientes recebem estes bonecos, abraçam-nos e tratam-nos como seus. Algo que os reconforta.

Leia Também: Ordens dos Médicos e Psicólogos propõem à DGS norma para psicoterapia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas