Um homem neozelandês ganhou o Campeonato de Scrabble de Espanha sem saber falar espanhol. De acordo com a imprensa internacional, trata-se de Nigel Richards, um homem que vive atualmente na Malásia e que venceu 22 jogos consecutivos.
Nigel é ainda o 'Número 1' no 'ranking' da Associação Mundial de Jogadores de Scrabble em língua inglesa e foi apelidado de 'Tiger Woods do Scrabble', com quase 200 vitórias em torneios.
A última vitória arrecadada foi no jogo em Espanha, momento em que foi elogiado pelo adversário que derrotou, Benjamín Olaizola: "Trata-se de alguém com habilidades particulares e incríveis. É abençoado."
"Tinha uma 'mão' que era a mais óbvia, mas não a usou", acrescentou o adversário.
Scrabble grandmaster Nigel Richards famously competed and won the French scrabble championship twice without speaking a word of French. This year he repeated the same feat in another language, going 23-1 to win the Spanish championship without speaking language pic.twitter.com/kMli6HNzOe
— Pidud (@Pidud_) November 26, 2024
Mas o feito não é novidade, já que o homem ganhou o mesmo concurso em França, sem saber falar francês, em 2015 e 2018. Segundo o que explicou uma amiga do neozelandês na altura, Nigel passou nove semanas a memorizar quase 400 mil palavras francesas.
"O mais provável é que ele tenha uma 'ligação' diferente. Nem sequer estuda as páginas palavra por palavra", detalhou Liz Fagerlund à CNN Internacional, acrescentando: "Consegue olhar para uma página cheia de palavras e absorvê-las todas."
Segundo o que a amiga disse, ele estuda as palavras, mas não sabe o significado das mesmas. "Não sabe o que significam, não conseguiria falar em francês", adiantou à publicação norte-americana, já este mês.
Leia Também: Guinness. Brasileiro de 112 anos considerado homem mais velho do mundo