EUA anunciam novo pacote de ajuda a Kyiv no valor de 500 milhões

O secretário de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou hoje um novo pacote de ajuda norte-americana à Ucrânia no valor de 500 milhões de dólares, a 11 dias da tomada de posse de Donald Trump. 

Notícia

© Thomas Niedermueller/Getty Images

Lusa
09/01/2025 13:37 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

De acordo com o antigo general norte-americano da administração de Joe Biden - que cessa funções no dia 20 deste mês - este novo pacote, num valor equivalente a 485 milhões de euros, inclui "mísseis adicionais para a defesa aérea ucraniana, mais munições, mais munições ar-terra e equipamento para apoiar os F-16 da Ucrânia".

 

Este anúncio foi feito por Lloyd Austin no início dos trabalhos da 25.ª reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, que decorre hoje na base aérea norte-americana de Ramstein, na Alemanha, uma coligação de mais de 50 países que visa coordenar o apoio a Kyiv, na sequência da invasão russa em fevereiro de 2022.

"Mais uma vez, aqui em Ramstein, estou determinado a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar a Ucrânia a viver em liberdade e segurança e a forjar um mundo mais justo e decente", afirmou.

Lloyd, que está a participar pela última vez numa reunião do grupo Ramstein, considerou que "este é um grande dia e uma grande causa".

"Continuo a ficar inspirado pela dedicação dos países que estão aqui hoje e por este grupo de contacto", disse, antes de avisar que "a sobrevivência da Ucrânia está em risco mas também a segurança da Europa, dos EUA, e do mundo".

Lloyd alertou que "a guerra de Putin é um desafio para os povos livres de todo o mundo".

"Todos temos interesse em garantir que os autocratas não possam colocar as suas ambições imperiais à frente dos direitos fundamentais dos povos livres e soberanos", defendeu.

"A Ucrânia está a travar uma guerra justa de autodefesa, e esta é uma das grandes causas do nosso tempo. E presidir a este grupo de contacto foi uma das grandes honras da minha vida. Mas este é um dia de negócios e não de conversa. E estou ansioso por mais uma reunião altamente produtiva", rematou, antes do começo dos trabalhos.

Leia Também: Zelensky diz que "seria uma loucura" deixar cair apoio já estabelecido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas