Harry Butler foi uma das várias pessoas que perderam a casa nos incêndios de Los Angeles. Natural de Devon, Reino Unido, vive e trabalha em Los Angeles há 20 anos e, numa entrevista, disse que tudo o que lhe resta, no momento, "cabe em dois carros".
Harry Butler contou à BBC Radio Devon que tinha regressado à sua casa alugada em Altadena, Los Angeles, três dias antes do início dos incêndios. Tinha estado em Devon para a época festiva e tinha até pedido a namorada em casamento.
O britânico disse estar a viver "uma montanha russa", isto porque saiu de Devon feliz e noivo e, agora, "o mundo está a cair".
Na entrevista, revelou ainda que no dia em que os fogos começaram era o aniversário da noiva e que tinham planeado sair à noite. No entanto, acabaram por não o fazer.
"Decidimos não sair por causa do vento, o que foi talvez a melhor decisão que tomamos porque, pouco depois, o fogo começou”, disse, acrescentando que estavam “ansiosos a olhar para o mapa de zonas evacuadas".
E, apesar da zona onde residiam não estar incluída, optaram por começar a empacotar algumas coisas, puseram "os animais no carro" e foram para casa da noiva, a cerca de duas horas de distância.
Harry Butler afirmou ainda que, "agora", todas as suas coisas "cabem em dois carros", dizendo que "é muito preocupante".
Na manhã do dia 8 de janeiro, os vizinhos de Butler enviaram-lhe um vídeo onde era possível ver as palmeiras do lado de fora da casa a arderem, tendo depois sido alertado que a sua casa tinha sido consumida pelas chamas - e as casas dos seus vizinhos, que perderam também familiares no incêndio, escreve a BBC.
"Parece uma estupidez, mas perder uma casa não parece tão mau no final de contas", salientou Harry Butler, afirmando ainda que, tanto ele como a noiva, trouxeram "algumas coisas sentimentais", tal como "alguns pedaços e peças" que representam o que perderam.
O casal já 'visitou' a sua casa e, neste momento, encontram-se hospedados num Airbnb que é de um amigo. Apesar de só terem estado durante quatro meses na casa, em Altadena - uma casa com 100 anos - Butler afirmou que vai guardar boas recordações.
Leia Também: Ainda há quatro fogos ativos em Los Angeles. Este é o ponto de situação