Zorro, um cão vadio castanho, foi atropelado numa autoestrada no condado de Miami-Dade, no estado norte-americano da Florida, e ficou prostrado na berma. Mas o seu irmão, Grover, não saiu do seu lado e protegeu-o com o próprio corpo até chegar ajuda. Após o incidente, os irmãos ficaram um ano à espera de ser adotados… Até agora.
"Quem o atropelou não parou, e Grover, o castanho, ficou ao seu lado", recordou Leslie Fernandez, da Interstate Partners for Animal Welfare (IPAW), citada pela imprensa local.
Zorro acabou por ser resgatado pelo Serviço Animal de Miami-Dade, mas Grover acabou por fugir entre os carros no meio da confusão. Ainda assim, Fernandez, juntamente com o veterinário David Wise, fizeram de tudo para que os irmãos não fossem separados.
"Para mim, esta é uma das histórias mais comoventes que já vi nos 50 anos em que sou veterinário, porque nunca vi um animal proteger outro que estivesse ferido", disse Wise.
"Quando o Zorro deu entrada, tinha o cotovelo direito fraturado, a anca esquerda deslocada e o joelho direito também ferido, pelo que três das quatro patas não funcionavam. Não conseguia andar, não conseguia estar de pé, não conseguia fazer nada", indicou.
Apesar de Zorro só conseguir "deitar-se no chão e abanar a cauda", o veterinário garantiu que o animal não seria abatido. "Ele estava ali sentado naquele estado, a abanar a cauda, tão feliz por estar vivo", recordou.
Já Grover acabou por ser localizado por Leslie Fernandez e os animais voltaram a encontrar-se cinco dias após o acidente. Zorro não conseguia andar, mas rastejou até ao irmão.
O Zorro fez várias cirurgias e voltou a conseguir andar contra todas as probabilidades. Após vários meses num abrigo animal, os irmãos foram finalmente adotados na semana passada.
"É uma história tão especial e eles lutaram tanto para ficarem juntos, para estarem vivos", sublinhou Hernandez.
Leia Também: Gata 'jetsetter' voa 3 vezes em 24 horas após ficar esquecida em avião