O Hamas já libertou, este sábado de manhã, os três reféns israelitas que estavam previstos para hoje: Or Levy, de 34 anos, Eli Sharabi, de 52, e Ohad Ben-Ami, de 56 anos. Foi o quinto momento de libertação deste cessar-fogo.
Os três reféns foram entregues à Cruz Vermelha Internacional (CVI) em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, de acordo com imagens transmitidas em direto por vários canais de televisão.
Cada um deles saiu de um carro branco do Hamas. Os três foram levados para um palco montado pelo Hamas onde antes funcionários da CVI assinaram os documentos de receção dos reféns.
O mais novo dos três homens libertados, Or Levy, tem ligações a Portugal. Foi certificado como sefardita pela Comunidade Judaica do Porto, requisito necessário para adquirir cidadania portuguesa.
De acordo com o responsável da Comunidade Judaica do Porto, em novembro de 2023 - quando Or já estava retido na Faixa de Gaza -, os seus representantes legais e a própria embaixada de Israel em Portugal "solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência".
O tio de Or Levy, referiu ainda, tem nacionalidade portuguesa.
استعدادات في قطاع غزة لتسليم 3 أسرى إسرائيليين ضمن اتفاق وقف إطلاق النار وتبادل الأسرى#الجزيرة #الأخبار pic.twitter.com/wdXJHmjstd
— الجزيرة فلسطين (@AJA_Palestine) February 8, 2025
Dezenas de combatentes armados do Hamas, com máscaras e fitas verdes na cabeça, posicionaram-se de manhã cedo em Deir el-Balah, no centro do território palestiniano, antes do início da operação.
Formaram um cordão de isolamento à volta de uma zona onde o movimento montou um palco com fotografias de veículos blindados israelitas destruídos, bandeiras verdes do movimento e fotografias de comandantes mortos.
Or Levy, de 34 anos, Eli Sharabi, de 52, e Ohad Ben-Ami, de 56 anos
© Reuters
Nas proximidades estavam estacionadas carrinhas brancas do Hamas, segundo a agência francesa AFP.
© Ramadan Abed/Reuters
Centenas de pessoas eram esperadas para assistir à transmissão em direto da libertação dos reféns na "Praça dos Reféns", em Telavive.
Um ecrã gigante foi instalado no local, contando os dias, horas, minutos e segundos desde o ataque sem precedentes do Hamas a Israel, em 07 de outubro de 2023, quando os reféns foram raptados e levados para Gaza.
© AHMAD GHARABLI/AFP via Getty Images
Em casa, os amigos e famílias dos reféns israelitas aguardaram, ansiosamente, a libertação.
© Ronen Zvulun/Reuters
Segundo o acordo de cessar-fogo, após a libertação dos prisioneiros, os militares israelitas devem retirar-se completamente do Corredor de Netzarim e permitir a livre circulação entre as partes sul e norte da Faixa de Gaza.
O Corredor de Netzarim tem sido controlado pelos militares israelitas desde o início da guerra, impedindo a circulação do sul para o norte.
Com os militares israelitas no local, as pessoas tinham de ter muito cuidado com as deslocações na zona. Sobretudo nas últimas semanas, em que tudo tem estado muito imprevisível desde o início do cessar-fogo.
Reféns serão transportados para o hospital de helicóptero
As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) revelaram que os três reféns israelitas libertados pelo Hamas, na Faixa de Gaza, serão transportados para hospitais no centro de Israel em helicópteros da Força Aérea Israelita.
© Forças de Defesa de Israel
A par dos três reféns libertados pelo Hamas, Israel vai libertar 183 prisioneiros palestinianos. Entre eles estão 18 prisioneiros que cumprem penas de prisão perpétua, 54 com penas de longa duração e 111 palestinianos que foram apanhados, na Faixa de Gaza, após o ataque de 7 de outubro de 2023, no sul de Israel.
Todos estes reféns são homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 61 anos.
O Gabinete de Imprensa dos Prisioneiros Palestinianos afirmou que as forças israelitas fizeram rusgas às casas de vários prisioneiros palestinianos que serão libertados este sábado.
De acordo com um comunicado publicado pelo Gabinete de Imprensa dos Prisioneiros Palestinianos no Telegram, as rusgas aconteceram em aldeias da Cisjordânia e de Jerusalém.
[Notícia atualizada às 09h18]
Leia Também: Israel vai libertar 183 prisioneiros no sábado em troca de três reféns