Corpos de reféns? "Identificação nem sempre é viável", diz médico legista

Quando os corpos forem identificados pelo Instituto de Medicinal Legal, os familiares serão notificados.

Notícia

© Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto
19/02/2025 17:32 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Médio Oriente

Na quinta-feira, o Hamas vai entregar os corpos de quatro reféns a Israel e, posteriormente, seguirão para a medicina legal. No entanto, a identificação dos reféns poderá ser um processo difícil, uma vez que foram mantidos em cativeiro durante muito tempo. 

 

"A identificação vai ser realizada através de vários métodos científicos, todos envolvem comparar os dados dos mortos com registos de quando ainda estavam vivos", diz o médico legista, Chen Kugel, que vai liderar o processo de identificação, citado pelo jornal The Jerusalem Post.

O médico legista explica que poderão "usar raio-X, dados de peso, registos dentários e análise de ADN", acrescentando que farão "tudo o que é possível".

E revela: " Os corpos foram mantidos em cativeiro durante um período longo, a identificação nem sempre é viável".

Chen Kugel, diretor do Instituto de Medicina Legal que receberá os corpos dos quatro reféns, vai contar com uma equipa de especialistas, incluindo patologistas, analistas de ADN, antropólogos, radiologistas e técnicos forenses. 

Após a entrega dos corpos pelo Hamas às Forças de Defesa de Israel, o processo de identificação começará assim que a fronteira for passada, esperando-se que demore entre várias horas a dois dias. 

Assim que os corpos estejam identificados, as famílias serão notificadas e, dependendo dos seus desejos, o público também poderá ser informado.

“A fase que se aproxima amanhã (quinta-feira) é complexa e sensível. Faremos todos os esforços para garantir que os reféns mortos sejam enterrados o mais rápido possível”, disse o chefe da Divisão Médica do Ministério da Saúde de Israel, Hagar Mizhari, citado pelo jornal israelita.

Leia Também: Esquizofrénico e vários jovens. Os próximos reféns libertados pelo Hamas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas