Jovem que esfaqueou Salman Rushdie culpado de tentativa de homicídio

O agressor enfrenta uma possível sentença de 25 anos de prisão.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
21/02/2025 19:44 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O jovem de 27 anos que atacou o escritor Salman Rushdie, em 2022, foi considerado culpado de agressão e de tentativa de homicídio, esta sexta-feira.

 

Hadi Matar, um cidadão libanês-americano que cresceu no estado de Nova Jérsia, enfrenta uma possível sentença de 25 anos de prisão, que deverá ser conhecida a 23 de abril, noticiou a BBC.

O veredito, que foi deliberado durante duas horas, foi proferido ao fim de duas semanas de julgamento no Tribunal do Condado de Chautauqua, em Nova Iorque, perto do local onde o jovem esfaqueou o escritor britânico, em agosto de 2022, durante uma conferência literária.

Matar também foi considerado culpado de agressão por ter ferido o moderador do evento, Henry Reese, que sofreu um ferimento ligeiro na cabeça.

Rushdie, que testemunhou em tribunal na semana passada, detalhou que só se apercebeu da presença do agressor, todo vestido de preto e com uma máscara na cara, momentos antes do ataque. Disse, também, recordar-se dos olhos do jovem, negros e "muito ferozes".

Na altura, o escritor pensou que tinha sido apenas agredido, até ter visto "uma grande quantidade de sangue" a surgir nas roupas, citou a Associated Press.

"Ele estava repetidamente a bater-me. A bater-me e a esfaquear-me", descreveu Salman Rushdie, recordando que, no momento, já caído no chão, só pensava que estava a morrer.

Salman Rushdie perdeu o olho direito e sofreu danos permanentes nos nervos da mão, decorrentes deste esfaqueamento.

Em 2024 lançou o livro de memórias 'Faca - Meditações na sequência de uma tentativa de homicídio', no qual recorda os acontecimentos daquele ataque e o longo processo de recuperação.

Uma outra acusação federal considerou que Matar foi motivado a atacar Rushdie por um discurso que remonta a 2006, no qual o líder do Hezbollah endossou uma 'fatwa', ou édito, na qual pedia a morte do escritor. O líder iraniano Ayatollah Ruhollah Khomeini emitiu a 'fatwa' em 1989, após a publicação do romance 'Os Versos Satânicos', que alguns muçulmanos consideram blasfemo.

O julgamento destas acusações de terrorismo será marcado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, em Buffalo.

[Notícia atualizada às 20h02]

Leia Também: Salman Rushdie recordou hoje em tribunal a dor do esfaqueamento em 2022

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas