Cerca de 50 palestinianos feridos deixam Gaza para receber tratamento

Cerca de 50 palestinianos feridos deixaram hoje a Faixa de Gaza através do posto fronteiriço de Rafah, o único que liga o devastado enclave palestiniano ao Egito, para receberem cuidados médicos no estrangeiro, indicou a Al Jazeera.

Notícia

© Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images

Lusa
28/02/2025 13:09 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Segundo a estação de televisão, os feridos partiram para Rafah do Hospital Europeu em Khan Younis, a cerca de dez quilómetros do enclave fronteiriço, numa caravana que envolveu ambulâncias do Crescente Vermelho Palestiniano para ajudar na transferência dos casos mais difíceis, como amputados e doentes com cancro.

 

A retirada de hoje eleva para 28 as transferências de feridos e doentes palestinianos através da passagem de Rafah desde a entrada em vigor do cessar-fogo em Gaza.

Segundo os termos do cessar-fogo entre Israel e o grupo islamita Hamas, em vigor desde 19 de janeiro, 150 doentes deveriam poder atravessar diariamente para o Egito, com três acompanhantes por cada doente.

No entanto, segundo o Ministério da Saúde do Hamas, que controla a Faixa de Gaza, Israel atrasou a partida de muitos destes doentes.

Esta é a primeira transferência de feridos e doentes da Faixa de Gaza através do Egito desde 08 deste mês, quando um comboio de 63 pacientes atravessou Rafah para a Península do Sinai.

A passagem de Rafah foi reaberta a 01 de fevereiro no âmbito do acordo de cessar-fogo, que permitiu retomar as operações através dessa fronteira, encerrada desde maio de 2024 após ter sido ocupada por soldados israelitas. 

Leia Também: Ataque israelita mata jovem em Gaza apesar do cessar-fogo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas