Trump acusa "governador Trudeau" de usar tarifas para "ficar no poder"

O presidente dos Estados Unidos e o primeiro-ministro do Canadá falaram pela primeira vez após o início da guerra comercial.

Notícia

© Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images

Notícias ao Minuto
05/03/2025 19:29 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, como "governador" e acusou-o de usar a questão das taxas sobre as importações norte-americanas "para se manter no poder".

 

"Justin Trudeau, do Canadá, telefonou-me para perguntar o que poderia ser feito em relação às tarifas", afirmou Trump na Truth Social, anunciando, assim, a primeira conversa entre os dois líderes desde o início da "guerra comercial".

Na publicação, o presidente dos Estados Unidos adiantou que disse a Trudeau que "muitas pessoas morreram devido ao fentanil que entrou pelas fronteiras do Canadá e do México" e que nada "o convenceu de que tenha parado"

Ainda assim, a chamada "terminou de uma forma ‘algo’ amigável", mas o primeiro-ministro canadiano não adiantou com uma data para as eleições do Canadá, apesar de se ter demitido do cargo no início do ano. 

Justin Trudeau, que anunciou a demissão no início de janeiro, deverá deixar o cargo dentro de alguns dias, após a eleição do seu substituto, no domingo.

"Tipo, o que é que se passa aqui? Percebi então que ele está a tentar usar esta questão para se manter no poder. Boa sorte, Justin!", acusou Trump.

O presidente norte-americano acrescentou que disse "ao governador Justin Trudeau do Canadá" que "ele causou em grande parte os problemas" devido às "suas fracas políticas de fronteiras, que permitiram a entrada de enormes quantidades de fentanil e de estrangeiros ilegais nos Estados Unidos".

Sublinhe-se que o facto de Trump se referir a Trudeau como "governador" aprofunda o tratamento do Canadá como o 51.º estado dos Estados Unidos, uma ideia que tem sido abordada pelo republicano ao longo dos últimos meses.

O primeiro-ministro do Canadá anunciou na terça-feira a imposição de tarifas de 25% sobre as importações dos EUA em resposta à "guerra comercial" desencadeada por Trump.

As declarações de Trudeau surgem depois de a administração Trump ter imposto tarifas de 25% sobre as importações de produtos canadianos, no âmbito da nova política comercial da Casa Branca, que suscitou críticas internacionais generalizadas.

Leia Também: EUA vão retomar ajuda militar a Kyiv se acordo for assinado, diz Medvedev

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas