Coordenador humanitário da ONU "condena veemente" ataques russos em Sumy

O coordenador humanitário da ONU na Ucrânia, Mathias Schmale, "condenou veementemente" os ataques russos hoje ocorridos em Sumy, no nordeste do país, frisando que "os civis devem ser poupados e as crianças protegidas".

Notícia

© Yehor Kryvoruchko/Kordon.Media/Global Images Ukraine via Getty Images

Lusa
24/03/2025 20:54 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Mais uma vez, há relatos de ataques terríveis das Forças Armadas da Federação Russa em toda a Ucrânia, causando mortes e ferimentos sem sentido a civis ucranianos", declarou, em comunicado, o gabinete do coordenador da ONU, assinalando um bombardeamento no centro da cidade de Sumy, que danificou um hospital, uma escola e vários edifícios residenciais.

 

O gabinete de Schmale indicou que a contagem de vítimas ascende a dezenas de pessoas, incluindo várias crianças, em Sumy, depois outros ataques em Zaporijia, no sul, e na capital, Kiev, no fim de semana. Estes ataques "mataram famílias inteiras e feriram muitas outras", além escolas e unidades de saúde atingidas em Kharkiv e Dnipro, no nordeste e centro do país, respetivamente.

"O Direito Internacional Humanitário proíbe claramente os ataques a civis e a infraestruturas civis, e devem ser protegidos em todos os momentos", destacou, na mesma nota.

Um míssil russo atingiu Sumy, perto da fronteira da região russa de Kursk, atingindo edifícios residenciais e uma escola, de acordo com as autoridades regionais ucranianas, que indicaram pelo menos 65 feridos, incluindo 14 crianças.

Durante a última noite, a Rússia usou 99 drones contra a Ucrânia, de acordo com a Força Aérea ucraniana, dos quais 57 foram abatidos.

Os ataques russos acontecem num momento em que delegações de Moscovo e de Kiev se encontram na Arábia Saudita em negociações separadas com os Estados Unidos sobre um cessar-fogo no conflito iniciado em fevereiro de 2022.

Leia Também: Kyiv diz que tem a situação sob controlo na região fronteiriça de Sumy

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas