Piloto e filhas passam noite na asa de um avião após queda no Alasca

A família foi localizada por um outro piloto cerca de 12 horas após o avião se ter despenhado num lago gelado do Alasca.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
26/03/2025 11:15 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Um piloto e as suas duas filhas menores passaram a noite na asa de um avião após este se ter despenhado e ficado parcialmente submerso num lago no Alasca, nos Estados Unidos. A família foi resgatada 12 horas depois, após ter sido localizada por outro piloto. 

 

Segundo conta a agência de notícias The Associated Press (AP), o piloto Terry Godes decidiu ir à procura da família após ver uma publicação na rede social Facebook a apelar à população para ajudar a encontrar o avião desaparecido. 

O alerta foi feito na segunda-feira pelo pai do piloto desaparecido, que implorou às pessoas que ajudassem e procurar o seu filho e as netas, que não haviam regressado de um voo na tarde de domingo.

"Há amigos prontos a procurar à luz do dia. Mas este é o meu apelo a toda e qualquer ajuda para localizar a minha família", escreveu.

Nessa mesma manhã de segunda-feira, cerca de uma dúzia de pilotos deslocaram-se até ao local onde foi detetado o avião pela última vez.

Godes decidiu dirigir-se para o lago gelado de Tustumena, onde avistou o que pareciam ser destroços de um avião.

"Partiu-me o coração ver aquilo, mas à medida que me aproximava e descia, pude ver que havia três pessoas em cima da asa", contou à AP. "Estavam vivos, a reagir e a mexer-se".

Após localizar a família, Godes alertou os outros pilotos e Dale Eicher, que ouviu a comunicação através da rádio da sua aeronave, acionou os serviços de emergência. Os três foram resgatados na margem oriental do lago Tustumena pela Guarda Nacional do Exército do Alasca.

O avião desaparecido, um Piper PA-12 Super Cruiser, despenhou-se quando estava a fazer uma excursão turística de Soldotna ao lago Skilak, na península de Kenai. 

Após o resgate, a família foi transportada para o hospital com ferimentos ligeiros. As meninas, contou o tenente-coronel Brendon Holbrook, estavam "surpreendente secas", mas o homem terá estado na água. "Não sabemos até que ponto, mas ele estava hipotérmico", explicou.

"Foi literalmente o melhor cenário e resultado possível", disse Holbrook. "Em última análise, a tripulação do avião teve sorte, porque, pelo que os meus homens me disseram, o avião estava no gelo com a cauda congelada e, se a cauda não tivesse congelado, ter-se-ia afundado."

Leia Também: Vários esquiadores soterrados por avalanche perto de Anchorage no Alasca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas