Sete jornalistas detidos em investigação sobre terrorismo na Etiópia

Pelo menos sete jornalistas de um meio de comunicação privado na Etiópia foram detidos no final de março, no âmbito de uma investigação de terrorismo, informou o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) na quarta-feira à noite.

Notícia

© J. Countess/Getty Images

Lusa
10/04/2025 09:47 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Etiópia

Os jornalistas foram detidos após a transmissão de um programa na Ethiopian Broadcasting Service (EBS), no qual uma mulher "afirmou ter sido raptada e violada por homens com uniforme militar enquanto era estudante em 2020", disse o CPJ num comunicado.

 

Mais tarde, durante uma entrevista num canal público, a mulher retirou as suas declarações.

O fundador da EBS pediu desculpa e disse que "descobriu que as alegações foram inventadas depois de o programa ter sido transmitido".

De acordo com documentos judiciais que a CPJ teve acesso, os jornalistas são acusados de "incitar conflitos" e "ameaçar a ordem constitucional" com o objetivo de "derrubar o Governo" em coordenação com milícias na região de Amhara, a segunda região mais populosa do país.

A justiça determinou que os jornalistas, assim como a mulher que fez as acusações, devem ficar em prisão preventiva durante 14 dias.

"Deter os jornalistas sob acusações de terrorismo é uma resposta desproporcional às preocupações sobre violações da ética jornalística, especialmente porque a EBS já foi sujeita a sanções regulamentares", disse Muthoki Mumo, coordenador do CPJ para a África.

As autoridades da Etiópia são regularmente criticadas pelas ONG de defesa dos direitos humanos pela sua repressão de vozes dissidentes.

Leia Também: Mais dois jornalistas detidos na Turquia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas