"Parabéns a Daniel Noboa, que será um grande líder para o maravilhoso povo equatoriano. Não vos falhará!", escreveu Trump, numa mensagem na sua rede social, Truth Social, acompanhada de uma ligação a uma notícia sobre a vitória do atual Presidente do Equador, que conseguiu renovar o cargo assumido no final de 2023.
Com mais de 90% dos votos escrutinados, o Presidente em exercício lidera os resultados eleitorais, com 55,88% dos votos válidos, contra 44,12% da adversária, Luisa González, segundo dados do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador.
No entanto, o resultado não foi reconhecido pela candidata do movimento Revolução Cidadã, o partido do ex-presidente Rafael Correa (2007-2017), que declarou que vai pedir uma recontagem dos votos.
No final de março, em plena campanha presidencial, Noboa viajou até aos Estados Unidos e encontrou-se com Donald Trump na sua residência em Mar-a-Lago, no estado da Florida, onde também jogaram golfe.
Por sua vez, Noboa assistiu à posse de Trump e outros eventos relacionados, em Washington, a 20 de janeiro deste ano, tendo na altura afirmado que este fez "história" no país.
Leia Também: Tarifas? Agricultores dizem sentir retração das encomendas dos EUA