Londres sanciona grupo sueco pró-iraniano por ataques a israelitas

O Governo britânico anunciou esta segunda-feira sanções ao grupo sueco pró-iraniano Foxtrot e ao líder, Rawa Majid, devido ao alegado uso de meios criminosos para ameaçar cidadãos judeus e israelitas no Reino Unido e na Europa em geral.

Notícia

© Wiktor Szymanowicz/Future Publishing via Getty Images

Lusa
14/04/2025 17:51 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Londres

As sanções incluem a proibição de viajar para o Reino Unido e o congelamento de ativos do grupo Foxtrot Network, que tem sede na Suécia.

 

"O Reino Unido tomou medidas contra esta rede criminosa e o seu líder, Rawa Majid, devido ao envolvimento em atos de violência contra alvos judeus e israelitas na Europa, em nome do regime iraniano", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy.

Segundo o Governo, desde o início de 2022, o Reino Unido identificou mais de 20 conspirações apoiadas pelo Irão contra cidadãos e residentes britânicos.

Mais de 450 pessoas e entidades iranianas estão sob sanções britânicas por violações dos direitos humanos, envolvimento no programa de desenvolvimento de armas nucleares e devido à influência nociva do regime a nível internacional.

Acusado de organizar um ataque contra a embaixada israelita em Estocolmo, em janeiro de 2024, o grupo Foxtrot já tinha sido sancionado em março pelos Estados Unidos.

O Reino Unido anunciou recentemente que o Irão será identificado como uma das principais ameaças externas no Sistema de Registo de Influência Estrangeira a partir de julho, juntamente com a Rússia. 

Leia Também: Ativistas destroem Tesla com marreta. Agora vai a leilão neste estado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas