A imagem acima foi divulgada na semana passada por uma estação de televisão norte-americana e gerou imensa contestação. Na fotografia pode ver-se um agente de autoridade a segurar no braço de um homem morto enquanto sorri e levanta o polegar direito.
Sabe-se que o polícia pertence à polícia de Missouri, nos Estados Unidos, mas não foi divulgada a sua identidade. A vítima, um homem de 28 anos chamado Omar Rahman, tinha sido encontrada morta em sua casa, no condado de St. Louis, em agosto passado, altura em que a imagem foi tirada.
Questions arise after photo of deceased man with officer surfaces. https://t.co/JamvPSxcGj pic.twitter.com/KtE7we2MI1
— KMOV (@KMOV) 5 de novembro de 2016
Neste momento, de acordo com o Washington Post, encontra-se em curso uma investigação interna ao incidente. O chefe da polícia local, Timothy Swope, indicou que o agente na fotografia estava a reposicionar o corpo para proceder à investigação e que as suas ações foram “sem malícia”, embora reconheça que o agente “possa ter tomado uma má decisão” e que “devia ter refletido” sobre o que estava a fazer.
Kimberly Stanton, a mãe da vítima, está a equacionar um processo para o agente em questão e todos os presentes no local. A mulher tomou conhecimento da situação através de um jornalista, pouco depois da morte do filho.
“Eu quero que eles sejam castigados pelo que fizeram. Porque o meu filho não podia fazer nada. Estava indefeso. Tinha morrido”, lamentou Kimberly, em entrevista à mesma publicação.