Donald Trump confirmou esta quinta-feira: os Estados Unidos vão abandonar o Acordo de Paris.
O acordo de Paris, recorde-se, juntou praticamente todos os países no mundo (as excepções são a Síria, a Nicarágua e agora os EUA)em torno da necessidade de se apostar em energias mais sustentáveis para o planeta.
O acordo sobre as questões climáticas tinha sido criticado durante a campanha por Trump, que sempre se mostrou pouco sensível ao argumento de que a ação humana tem impacto no clima. Na verdade, Trump chegou mesmo a considerar que as alterações climáticas eram um “embuste”.
Ao anunciar a saída dos EUA deste acordo, Trump abre caminho a novas críticas. Entre as vozes que se pronunciaram logo nos primeiros momentos a seguir ao anúncio de Trump encontra-se Leonardo DiCaprio.
O ator já ‘oscarizado’ é também ativista pelas questões ambientais. No Facebook, reagiu prontamente:
“Hoje, o futuro habitável do nosso planeta foi ameaçado pela decisão descuidada do presidente Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. O nosso futuro neste planeta está agora mais em risco do que nunca”.
Na sua declaração no Facebook, DiCaprio defendeu também que este é o momento de “resistir” e de “desafiar os líderes que não acreditam em factos científicos nem verdades empíricas”, partilhando de seguida contactos de uma série de organizações que se irão opor à decisão de Trump.