Uma imagem adulterada da adolescente Emma González, uma das estudantes que sobreviveu ao tiroteio no liceu de Parkland, tornou-se viral durante o fim de semana em perfis pró-armas das redes sociais norte-americanas.
A adolescente de 18 anos, que esteve em destaque na marcha de Washington, no sábado passado, em defesa de mais restrições ao porte de armas nos Estados Unidos, surge a rasgar a constituição norte-americana, numa publicação alterada.
A fotografia original foi prontamente publicada, onde a jovem está a rasgar a reprodução de um alvo, uma metáfora que pretende fazer referência aos próprios estudantes, um alvo fácil num país permissivo com armas de fogo.
Um dos perfis que partilhou a imagem como se fosse verdade, descrevendo-a inclusive como “horripilante”, já foi apagado do Twitter, existindo alegações de que se tratava de um ‘bot’, uma conta falsa para disseminar propaganda.
Justy a sample of what NRA supporters are doing to teenagers who survived a massacre (real picture on the right). pic.twitter.com/czX7IHD8ur
— Don Moynihan (@donmoyn) 25 de março de 2018
Recorde abaixo o discurso de Emma González na marcha de protesto. Uma emotiva mensagem que durou seis minutos e vinte segundos, o mesmo tempo que durou o ataque em que morreram 17 pessoas, a maioria adolescentes.
WATCH: Emma Gonzalez names the murdered Parkland victims and observes several minutes of silence in a 6-minute, 20-second speech that covered the same time it took the gunman to kill 17 people in her high school: "Fight for your lives before it's someone else's job." pic.twitter.com/OrTfuTdSNn
— NBC News (@NBCNews) 24 de março de 2018