Segundo a autarquia de Pinhel, presidida por Rui Ventura, o equipamento, construído no local onde durante algumas décadas funcionou o Campo de Futebol Astolfo da Costa, representa uma aposta "na qualidade de vida dos moradores da cidade e do concelho, oferecendo-lhes um espaço de lazer pensado para ser usufruído por pessoas de todas as idades".
A obra, que representa um investimento da ordem dos 630 mil euros, foi comparticipada por fundos europeus, no âmbito do Portugal 2020 - Programa Operacional Regional do Centro - Eixo Prioritário "Afirmar a sustentabilidade dos territórios".
O novo parque Urbano de Pinhel, situado no "coração" da cidade, será inaugurado pelas 12:00 de domingo, numa cerimónia que deverá contar com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.
Segundo a memória descritiva do projeto, "os conceitos definidos para a proposta foram fundamentalmente norteados pela intenção de dar polivalência ao espaço e a necessária versatilidade e conforto humano, não descurando o arranjo urbanístico e paisagístico a que obriga a centralidade do espaço".
"Permitir uma confortável circulação pedonal e interligação com os percursos já existentes, foi uma preocupação constante na realização deste projeto, motivo pelo qual é criada uma rede de caminhos que se interligam e permitem o fácil atravessamento do parque e/ou o acesso às várias zonas de estadia propostas para o mesmo", lê-se numa nota da autarquia de Pinhel.
A fonte refere ainda que "o desejo de dar ao parque um caráter mais urbano é outra constante", pelo que "as composições vegetais marcam claramente o espaço e pretendem contribuir para a sua valorização".
O novo Parque Urbano de Pinhel, no distrito da Guarda, é inaugurado no domingo, quando decorrem as comemorações do Dia da Cidade.
O programa comemorativo inclui, entre outros momentos, pelas 10h, uma sessão solene (a realizar em frente ao edifício dos Paços do Concelho) e concertos por Ciganos d'Ouro e Jorge Palma (a partir das 22:00, no Largo dos Combatentes).