No Hospital de S. João e, em geral, em todos os hospitais, tem descido muito o número de doentes com AVC [Acidente Vascular Cerebral], alerta Manuel Pizarro recorrendo ao Facebook, onde deixa um alerta.
O médico adianta que tal está a acontecer, provavelmente, "porque os doentes ou as suas famílias hesitam em telefonar para o 112 (a medida mais indicada) e mesmo em aparecer diretamente no hospital" por medo da infeção Covid-19.
"É fundamental esclarecer que o hospital é um lugar seguro e que quanto mais cedo o doente lá chegar depois do início dos sintomas maior é a probabilidade de recuperação plena", lembra, assinando também que para que o doente possa fazer o tratamento de revascularização, que aumenta muito a recuperação, "tem que chegar rapidamente ao hospital".
Assim, quem ligar para o 112 "será encaminhado com rapidez e segurança", garante, lembrando os três principais sinais de alerta de AVC: "São os chamados 3 F:- subitamente ter dificuldade em Falar - ficar com desvio da Face (“boca ao lado”) - ou com falta de Força num braço".
"Ajudem a passar a palavra aos familiares e amigos. Não podemos abrandar na luta contra a pandemia, mas não podemos distrair-nos de combater também as outras doenças", apela o clínico especialista em medicina interna que regressou agora ao São João como voluntário.