O Presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, revelou, esta sexta-feira, que, numa semana, Loures aumentou em 15% os casos ativos de Covid-19.
"Testamos os contactos mais próximos [dos doentes já diagnosticados com o novo coronavírus] e isso fez com que, numa semana, aumentássemos em 15% os casos ativos", explicou numa entrevista dada à SIC Notícias
Questionado sobre a eventual importância de testar toda a população do município, o autarca garantiu que não é necessário testar toda a população para evitar a propagação do contágio, mas apenas os contactos mais próximos.
As declarações de Bernardino Soares surgem depois das autoridades locais se terem reunido para fazer um ponto da situação da cidade que é já uma das mais afetadas pelo novo coronavírus.
Neste momento, anunciou o autarca, Loures conta com mais de 500 casos ativos. O município, do distrito de Lisboa, é um dos concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo que regista mais casos positivos da Covid-19, com um total acumulado de 1.383 desde o início da pandemia.
As autoridades decidiram assim montar uma estratégia para conseguirem combater e reduzir o número de contágios. Entre o plano já definido, além dos testes aos contactos mais próximos dos casos já diagnosticados, estão outras medidas que pretendem, sobretudo, de acordo com Bernardino Soares, "criar condições de apoio alimentar, de medicamentos e social para garantir que as pessoas não saem de casa e fiquem realmente confinadas", de forma a evitar a propagação do vírus.
Ainda sobre o surto em Loures, o autarca esclareceu que a população afetada "é caracterizada por forte precariedade social, por dificuldades sociais, por condições de habitabilidade por vezes difícil e uso de transportes públicos e isso leva a que, se as autoridades não criarem as condições de base para que elas permaneçam em casa, a sobrevivência vai obrigá-los a sair e é isso que é necessário evitar".
Neste momento, as freguesias mais afetadas no concelho são as uniões de freguesia de Camarate, Unhos e Apelação e a de Sacavém e Prior Velho.
Portugal regista hoje 1.505 mortes relacionadas com a covid-19, mais um do que na quinta-feira, e 36.180 infetados, mais 270, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
Leia Também: Covid-19. Loures começou "identificação dos casos no território"