A GNR não deixou passar em branco o Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa e assinalou a data na sua página de Facebook esta segunda-feira. A autoridade sublinha que tem “desenvolvido várias ações de sensibilização e de impacto na sociedade, com o objetivo de despertar uma consciência social da existência da violência contra a pessoa idosa”.
E destacou o Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, um programa implementado com o objetivo de “garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas, através de apoio à camada da população mais desfavorecida/vulnerável, como é o caso dos idosos, principalmente os que vivem mais afastados ou isolados dos centros populacionais mais ativos”.
A GNR salienta que este programa previne e evita situações de risco “através do reforço do policiamento dos locais públicos mais frequentados por idosos, da criação de uma rede de contactos diretos e imediatos entre os idosos e a GNR, da instalação de telefones nas residências das pessoas que vivem mais isoladas e têm menores defesas, e da interação e colaboração com outras entidades que prestam apoio à terceira idade”.
O Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa assinala-se poucos dias depois de uma agressão violenta de um homem ao seu pai idoso em Alcobaça. O caso aconteceu este sábado. A agressão foi filmada e gerou uma onda de revolta nas redes sociais.
A PSP de Leiria tomou conta da ocorrência e o caso foi comunicado ao Ministério Público.