A Polícia de Segurança Pública deteve, ao início da manhã desta quarta-feira, no Bairro do Pombal, em Oeiras, 12 jovens com idades compreendidas entre os 19 e os 26 anos. Os visados estão acusados dos crimes de roubo, ofensas à integridade física qualificada e participação em rixa.
Esta operação "de grande envergadura", como descreveu a força de segurança em comunicado enviado às redações, teve por base uma ocorrência que remonta a 4 de maio.
Na altura, as forças de segurança foram alertadas para uma altercação no McDonald's de Paço de Arcos, em Oeiras, onde houve roubos e agressões "a estafetas da Uber Eats", revelou Ana Neri, comandante operacional da PSP, em declarações aos jornalistas no local.
A operação da PSP culminou agora com a realização de 13 buscas domiciliárias, tendo a PSP detido 12 elementos que terão estado envolvidos nessa ocorrência. Na manhã desta quarta-feira, as autoridades apreenderam ainda "a indumentária" que terá sido usada pelos jovens nas agressões, produto "estupefaciente, gás pimenta e uma soqueira".
Ainda de acordo com a comandante da PSP, já tinha sido detido há cerca de um mês um outro suspeito do roubo e das agressões, sendo que, nessa operação, "dois polícias foram agredidos" e houve ainda "danos a viaturas policiais".
Esta megaoperação, em que esteve envolvida mais de uma centena de efetivos, decorreu "com segurança" e, como garantiu ainda a oficial, foram cumpridos os protocolos de prevenção da pandemia de Covid-19.