Testes aos profissionais da educação de Soure deram negativo

Os cerca de 400 testes serológicos de despiste e diagnóstico da covid-19 realizados pelo município de Soure aos profissionais do setor da educação do concelho deram todos negativos, foi hoje anunciado.

Notícia

© Reuters

Lusa
16/09/2020 17:48 ‧ 16/09/2020 por Lusa

País

Covid-19

Montemor-o-Velho, Coimbra, 16 set 2020 (Lusa) - Os cerca de 400 testes serológicos de despiste e diagnóstico da covid-19 realizados pelo município de Soure aos profissionais do setor da educação do concelho deram todos negativos, foi hoje anunciado.

Segundo aquela autarquia do distrito de Coimbra, que tomou a iniciativa antes da retoma da atividade letiva, os testes abrangeram assistentes operacionais afetos a estabelecimentos escolares, motoristas e vigilantes municipais, e pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure e do Instituto Pedro Hispano.

"Neste processo, sob supervisão da autoridade de saúde local, foram identificados para monitorização cerca de 50 casos, que efetuaram o teste do SNS e cujos resultados finais agora apurados indicam não haver qualquer situação referente a covid-19", refere a Câmara de Soure, através de um comunicado enviado à agência Lusa.

Deste modo, "é possível esclarecer que não existe nenhum foco ativo do vírus em agregados familiares com alunos ou ligados ao setor da Educação no concelho, pelo que é, à presente data, seguro retomar as atividades escolares".

No entanto, a autarquia alerta para a necessidade da manutenção dos cuidados de prevenção, como a utilização de máscara e o cumprimento da etiqueta respiratória e do distanciamento social, que são fundamentais para a saúde e segurança de todos.

"O regresso às aulas não deve ser encarado com alarmismo, mas sim com prudência, solicitando-se a adoção de comportamentos responsáveis", refere o comunicado.

O município de Montemor-o-Velho salienta que, em articulação com os seus parceiros e a autoridade de saúde local, "tem vindo a implementar procedimentos e medidas nos estabelecimentos de ensino da sua competência, designadamente através do reforço de equipamentos de proteção e produtos desinfetantes, bem como fornecendo formação aos seus trabalhadores para lidarem adequadamente com as contingências atuais".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas