Covid-19: DGS alerta para números falsos que circulam nas redes sociais

Autoridade de saúde lembra que a informação oficial é a que consta no boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral de Saúde.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Melissa Lopes
21/01/2021 12:06 ‧ 21/01/2021 por Melissa Lopes

País

Pandemia

A Direção-Geral de Saúde (DGS) alertou esta quinta-feira que "os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de Covid-19 em Portugal são falsos". 

A autoridade de saúde lembra que "a informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação"

A página VOST também alertou para o facto de estarem a ser divulgados dados errados sobre a Covid-19 em Portugal. 

"Tal como ontem, hoje, e amanhã os números que correm como 'oficiais', 'reais', e outras valorações de legitimidade, não são oficiais até à publicação do boletim diário", avisa a página Voluntários Digitais em Situações de Emergência.

Em causa está informação errada que refere 19 mil novos infetados no dia de hoje. 

Esta quarta-feira, recorde-se, circulou a informação de que Portugal tinha registado 290 óbitos relacionados com a Covid-19, uma informação errada que chegou a ser noticiada. O boletim da DGS de quarta-feira confirmaria depois 219 mortes e não 290. 

Ao somar 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, Portugal registou ontem os valores mais elevados desde o início da pandemia.

De acordo com o boletim da DGS, estão internadas 5.493 pessoas internadas, mais 202 do que na terça-feira, das quais 681 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 11, dois valores que também representam novos máximos da fase pandémica. O número de internamentos está a subir desde o dia 1 de janeiro, dia em que estavam 2.806 pessoas internadas.

O Governo vai decidir hoje, em Conselho de Ministros, o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, do Básico ao Superior, com efeitos a partir de sexta-feira, disse à agência fonte do executivo. António Costa deverá falar ao país pelas 13h00.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas