Uma enfermeira brasileira foi afastada, esta quinta-feira, dia 28 de janeiro, do serviço do hospital onde trabalha, em Maceió, por não ter administrado corretamente uma dose de vacina contra a Covid-19 a uma idosa de 97 anos.
O incidente foi registado em vídeo pela cuidadora e, posteriormente, denunciado pela família.
“A cuidadora da minha avó filmou para comemorar. Ela está há muito tempo em isolamento, dentro de casa. A minha avó é muito alegre, gosta muito de sair, de se divertir”, contou a neta ao site brasileiro G1, acrescentando que as imagens foram partilhadas num grupo de WhatsApp da família e foi aí que um dos membros, que é médico, reparou que a dose não tinha sido bem aplicada.
Numa nota enviada às redações, a Secretária Municipal de Saúde confirmou a ocorrência e explicou que a mesma ocorreu devido a uma “falha humana”.
Apesar disso, as autoridades de saúde já garantiram que se tratou de um caso isolado e que a profissional de saúde em questão já foi afastada.
O Ministério Público do estado brasileiro de Alagoas anunciou que abriu uma investigação ao caso.
Entretanto, a idosa já foi devidamente vacinada. A família espera agora que quem esteja na linha da frente a administrar as vacinas o faça com todos “os cuidados necessários”, para que situações como esta não ocorram, pois “colocam em questão toda a credibilidade da campanha”.
Leia Também: AO MINUTO: EMA confirma segurança da vacina Pfizer; Sta Maria sob pressão