"Hoje há a reportar 26 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.907 casos confirmados de covid-19", lê-se no boletim epidemiológico hoje divulgado.
O número de novos infetados representa uma diminuição de 15 doentes em comparação com os diagnosticados sexta-feira, embora se verifique um aumento de duas pessoas internadas no Hospital Nélio Mendonça, no Funchal (oito nas unidades polivalentes e uma nos cuidados intensivos).
Ainda sobre os novos cacos, a DRS menciona que 13 são importados (nove do Reino Unido, dois da região Norte, um da região de Lisboa e Vale do Tejo e um de Espanha), sendo os restantes 13 de transmissão local.
No boletim sobre a situação pandémica no arquipélago é também referido que estão reportados 180 casos ativos (mais 10 do que na sexta-feira), dos quais 69 são importados e 111 são de transmissão local.
Estas pessoas cumprem isolamentos, estando nove hospitalizadas, 46 em confinamento numa unidade hoteleira e as outras permanecem em alojamento próprio.
A DRS indica que estão em apreciação um total de 81 situações relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras.
Os contactos de casos positivos em vigilância ativa ascendem hoje a 445 pessoas, estando igualmente a ser acompanhadas com recurso à aplicação MadeiraSafe 31.806 viajantes.
"Há hoje mais 16 casos recuperados a reportar", salienta a DRS, informando que a região contabiliza 9.654 doentes curados de covid-19.
A Madeira mantém um total de 73 óbitos associados à doença, tendo a última morte ocorrido em 29 de junho.
Os dados difundidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que a Madeira registou hoje mais 43 novos casos de covid-19, somando 10.213 infetados e 70 mortes até à presente data.
As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.070.508 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.199 pessoas e foram registados 927.424 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
Leia Também: Continente, Madeira e Terceira em risco elevado de radiação ultravioleta